terça-feira, 8 de novembro de 2011

A máquina de fazer clipes

Gravar clipes qualquer um grava. Basta uma produção básica, uma câmera e um youtube pra divulgar. Hoje em dia todo cantor/banda que se preze bola um videoclipe. Mas isso não é novidade. O que eu percebo é que vem aumentando a quantidade de clipes, bons e ruins. O motivo disso, eu creio, é que o clipe tem sido mais valorizado como forma de divulgação do trabalho do artista, e mais ainda: como interpretar a música, criando um "curta-metragem", com enredo e tudo o mais, ou apenas o artista traduzindo o espírito da mensagem que a música quer transmitir. Lady Gaga é uma das cantoras que, ultimamente, tem usado mais dos clipes para se promover. Cenas, figurinos e enredos bizarros ou histórias malucas.
Por que estou falando disso? Porque sou viciado em clipes, e por isso a diva Beyoncé está me deixando mais fã dela, gravando um clipe atrás do outro. Sim, a diva máquina de fazer clipes. A minha teoria é que como ela engravidou, está apressando a divulgação do álbum 4. E ainda vem mais novidades... vai ser lançado o DVD dos quatro shows que ela fez em agosto (4 Intimate Nights), cujo título será Live at Roseland". Dá pra imaginar minha ansiedade, né?


Então, relembrando os clipes que já foram gravados...
1 Run The World (Girls)
2 Best Thing I Never Had
3 1+1


Agora (em menos de 2 meses), foi a vez de:

4 Countdown
Breve sinopse: Beyoncé volta aos anos 60, no estilo e nos passos de dança, e já ligeiramente grávida. Destaque para a countdown por volta dos 2:00, quando tem 10 "Beyoncés" dançando diferente, e de acordo com a contagem regressiva vão fazendo passos iguais... muito bacana! Parece que ela brinca o tempo todo, mudando as cores, os figurinos, e principalmente o cabelo! E vou contar o segredo do bom clipe: me fez gostar da música, que antes eu nem ouvia até o fim! rsrsrs...




5 Love on Top
Breve crítica: pra mim a melhor música do álbum 4. E o clipe fez jus ao título. É simples, mas cheio de charmes: os dançarinos se fazendo de backvocals, ela dançando de tênis no princípio, a coreografia... Seguindo a onde de mudar o cabelo, variou entre o liso e o cacheado. E o que parecia um ensaio, vira clássico e chique ali por volta de 1:50. Primeiro, dourado, depois o branco, e pra fechar com chave de ouro, o melhor figurino: fraque preto com chapéu! Assim ela me mata... nota 10!




6 Party (ft. Andre 3000 & Kanye West)
Pra finalizar, Beyoncé lançou há +ou- uma semana esse clipe, que foi gravado há mais tempo (tipo em agosto). Não sei porque só resolveu lança-lo agora. A música é beeeeem R&B, e o clipe corresponde a esse estilo. Super extravagante, cheio de cores (figurinos coloridos-fluorescentes, diferente de Countdown), numa festa da vizinhança. Piscina, churrasquinho, depois à noite com a amiga Kelly Rowland (convidada especial). Destaque para o estilo do maiô-cabelo-make na piscina, e depois cortando a grama com o casaco de pele amarelo! Engraçadíssimo! Sem contar as poses para fotografia... Resumindo em uma palavra: extravaganza! E tenho certeza que ela se divertiu demais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário